

De autoria conjunta com Angel Aguirre Baztan, um dos mais renomados antropólogos da Europa. O livro A Pesquisa Etnográfica apresenta um apanhado geral sobre teoria em Pesquisa Etnográfica, com um historial, exemplos e conceitos ligados a etnografia. Em uma segunda parte, é apresentado um trabalho de campo etnográfico, desenvolvido a partir de minha tese doutoral, apresenta um panorama historico e cultural da cultura açoriana com uma descriçao etnográfica sobre a Festa do Divino Espírito Santo realizada na freguesia da Relva, no Arquipélago dos Açores em Portugal.
Os artigos que resultaram do XXII Congresso Internacional de Antropologia de Ibero-América: Educação, Ecoturismo e cultura em Ibero-América, realizado em São José, no estado de Santa Catarina no ano de 2015, estão reunidos neste livro que tem como organizadores Angel-B. Espina Barrio, Luiz Nilton Corrêa e Telmo Pedro Vieira. Dentre os artigos está o trabalho com título Festa do Divino: Globalização de Expresssões culturais via Migração.

Os artigos que resultaram do XX Congresso Internacional de Antropologia de Iberoamérica: Cuerpo, Espacio y Cultura en Iberoamérica, realizado em Porto Alegre no ano de 2014, estáo reunidos neste livro que tem como organizadores Angel-B. Espina Barrio, Antonio Augusto Bonatto Barcellos e Mario Hélio de Lima. Dentre os artigos está o trabalho com título Identidade Coletiva no Espa;o Cultural Açoriano: caso das Festasd do Divino Espirito Santo, resultado das investigaçoes realizadas no ambito do Programa de Doutorado em Antropologia de Ibero-America pela Universidade de Salamanca.

A tradução da obra "Freud e Lévi-Strauss: Influências, contribuições e insuficiências das antropologias dinâmica e estrutural", de Ángel B. Espina Barrio, foi minha primeira publicação no âmbito acadêmico. Foi publicada pela editora Massangana e posso considerar um dos trabalhos mais difíceis que executei, uma vez que foi a obra que me inseriu verdadeiramente nos estudos da Antropologia Estrutural de Lévi-Strauss e da Psicanálise de Freud. Como o próprio nome diz, desenvolve as influências, contribuições e as insuficiências da antropologia dinâmica e estrutural e de dois autores que marcaram suas épocas.

Resultado congresso internacional "Inovação Cultural, Patrimônio e Educação". Esta obra, organizada por Angel Espina Barrio, Antonio Motta e Mario Hélio Gomes, possui um conjunto de artigos apresentados por estudiosos como Peter Burke, Carmelo Lisón Tolosana, Jose Antonio de Rota y Monter, Eloy Gómez Pellón e Angel Espina Barrio. Participo desta obra com o artigo "Certificação de productos tradicionais, inovação de um património regional: o caso do “Bolo Lêvedo dos Açores”, onde apresento os resultados de um estudo sobre o impacto da legislação europeia sobre produção de alimentos nos alimentos tradicionais em Portugal, com o caso específico do Bolo Levedo dos Açores.

A Conferencia Internacional "Aproximando Mundos: Emigração, Imigração e Desenvolvimento em Espaços Insulares", realizada em Angra do Heroísmo, no Arquipélago dos Açores, em 2008. Organizada pela Fundação Luso-Americana, Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Inter-cultural, Direcção Regional das Comunidades (Açores) e o Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, contou com a presença de estudiosos como José Itzigsohn, da Brown University, José Carlos Teixeira, da Universidade of British Columbia, Gilberta Rocha e Carlos Cordeiro, da Universidade dos Açores, Jorge Malheiros (CEG), Universidade de Lisboa. E onde apresentei um trabalho com o título "Emigração açoriana para Curaçau" aqui publicado.

A tradução da obra "Medicina Indígena na Mesoamérica", de autoria de Alfonso Julio Aparicio Mena, realizada em 2011, trouxe do castellano para a língua portuguesa, um dos trabalhos mais interessantes sobre a medicina tradicional na Mesoamérica, xamanismo e indigianismo. Aborda a ocupação humana nas Américas, da pré-história à atualidade, e sua adaptações e conciliações com a medicina oficial ocidental em países da América Central. Para este trabalho, mantive contato intenso com o autor a fim de conservar suas linhas de desenvolvimento, optando por buscar nomes científicos de plantas, significados mais adequados para sintomas e doenças, e melhorando a apresentação literária de todo texto.

Um de meus primeiros temas de estudo durante o período em que frequentei o departamento de História da Universidade dos Açores, a emigração açoriana no período entre guerras me atraiu por se tratar de um tema pouco estudado, e dentro deste tema, dois pontos foram os que mais os que mais me interessaram por serem inéditos nas investigações históricas sobre emigração açoriana, a emigração para Curaçau e para República Dominicana no final do período entre guerras, destes temas, extrai o artigo com o título "Emigração Açoriana: São Miguel no período entre guerras e a emigração para República Dominicana" tema que mais tarde passou a ser tema de minha tese de mestrado pela Universidade dos Açores.
by Luiz Nilton Corrêa
